A formação da Banda

Atualmente os Pearl Jam são formados por Eddie Vedder (vocalista, guitarra), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra), Mike McCready (guitarra) e Matt Cameron (baterista). Mas a banda tem sofrido várias alterações na sua formação, sendo que Eddie, Jeff e Stone têm sido os músicos base desde o início.

Em meados dos anos 80, Stone Gossard e Jeff Ament eram membros dos Green River, banda pioneira do movimento Grunge. Em 1987 devido a conflitos a banda dissolve-se. Gossard e Ament começam a tocar com Andrew Wood e formam os Mother Love Bone.
Em 1989 os Mother Love Bone deram vários concertos nas salas de Seatlle, e foram ganhando cada vez mais fãs. No entanto, Andrew Wood, vocalista da banda, morre vítima de overdose e a banda termina.

Mais tarde, Mike McCready, amigo de Ament e Gossard, incentiva-os a reunirem-se e a tocar novamente. Os três gravaram uma demo e enviam ao amigo Jack Irons, ex-baterista dos Red Hot Chili Pepers, em forma de convite para este se juntar à "banda".

Irons recusa o convite mas passa a demo a Eddie Vedder , que vivia em San Diego onde trabalhava numa bomba de gasolina e surfava. A demo não lhe foi indiferente. Gravou as vozes de algumas músicas, que são "hinos" para os fãs da banda, ainda nos dias de hoje.

As primeiras "pautas"

Em meados de 1990, Chris Cornell propõe a Gossard, Cameron e Ament a gravação de um tributo a Andrew Wood. Eddie Vedder junta-se ao grupo e faz os vocais de apoio.
A banda assume-se com o nome de Mookie Balylock. A primeira apresentação oficial do grupo foi no café Off Ramp, em Seattle, a 22 de outubro de 1990. No mesmo ano o grupo assina com a editora Epic Records, e alteram o nome para Pearl Jam.

Clique AQUI para consultar a discografia completa da banda.